A importância da usabilidade no seu site

A importância da usabilidade no seu site

Usabilidade é o que podemos chamar de tendência, mas se engana quem imagina que é daquelas passageiras. É um conceito que veio para ficar, porque é adaptado as atuais tecnologias e beneficia tanto as empresas como os usuários.

Por isso é importante esclarecer algumas questões sobre esse assunto, para que fique claro o que esse termo abrange e de que forma isso pode trazer vantagens para o site do seu negócio.

Primeiramente, vamos à definição literal de usabilidade: característica do que é fácil de usar; capacidade de um objeto, programa, sistema de computador ou página da internet de satisfazer as necessidades do usuário de forma simples e eficiente.

Interessante, não é? Colocando em outras palavras, a usabilidade é um conceito que abrange a experiência das pessoas com produtos, serviços ou o com um site. A ideia é que a pessoa ao entrar no site da sua empresa consiga navegar de maneira fácil e intuitiva, encontrando tudo o que busca de forma simples.

Fale com um consultor

Como funciona a usabilidade na prática

A usabilidade coloca a experiência do usuário, ou seja, do seu potencial cliente ou lead no centro de tudo. Então, para aplicar esse método é preciso que o seu site ou ferramenta seja planejado e desenvolvido levando em conta esses 5 itens:

– Facilidade de aprendizado: logo no primeiro contato, seu site deve permitir que as pessoas realizem tarefas ou naveguem de maneira simples, exigindo pouco conhecimento.

– Minimização de erros: caso aconteça algum erro, a interface deve comunicar o usuário e permitir a recuperação ou correção de modo fácil.

– Memorização: pense que o usuário deve se lembrar de como utilizar as funções do seu site mesmo depois de algum tempo.

– Eficiência: o site ou sistema deve permitir que o usuário realize qualquer tarefa de maneira rápida e eficiente.

– Satisfação: o site deve ser agradável e passar segurança, credibilidade e confiança às pessoas.

Porque investir em usabilidade?

Agora que já entendemos o que é usabilidade, você deve estar pensando “mas vale a pena investir em um novo site que seja pensado com usabilidade? ”.

Vale sim e explicamos por que. Nos dias atuais, o cenário é de pessoas com pouco tempo, que vivem na correria e usam a tecnologia a seu favor. Também é preciso levar em conta que o comportamento de compra de hoje é diferente, as pessoas realizam pesquisas na internet antes de adquirir produtos ou serviços.

Agora vamos unir essas duas informações, seus potenciais clientes estão sempre realizando pesquisas e talvez procurando pelo que o seu negócio oferece, mas eles têm pouco tempo, então navegam em vários sites em questão de poucos minutos tentando encontrar o que desejam. Se a pessoa acessa o seu site e não encontra logo de cara o que quer, ou acha a sua página difícil de navegar, ela provavelmente sairá do seu site e irá procurar por outro.

Por isso, quanto mais fácil de utilizar o seu site for mais os seus potenciais clientes navegarão nele, aumentando as suas chances de conversão em leads e fechamento de clientes. Mas lembre-se para ter usabilidade, a sua página deve ser desenvolvida pensando em quem é o seu público-alvo e quais as necessidades dele.

Em tempos de alta tecnologia e grande concorrência, a usabilidade do seu site pode fazer toda a diferença. Para aumentar ainda mais o desempenho do seu site leia também nosso texto sobre sites responsivos e continue acompanhando nossas dicas.

0 comments on “A importância da usabilidade no seu siteAdd yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *