A importância de testar suas campanhas de marketing e ux dos produtos

Se você trabalha com digital no Brasil, em Start Up e ou empresas de grande porte provavelmente já viu alguns projetos onde a pesquisa com o usuário foi suprimida dando lugar a suposições dos envolvidos e orientações de “negócios”.

O fato é que envolver usuários no processo de diagnóstico e teste de soluções é crucial para de fato tornar o design centrado no usuário, ele deve estar presente desde a criação do problema até a validação de soluções.

Quais desculpas você está arrumando para não fazer pesquisa?

Pesquisa custa muito

Não. É possível fazer pesquisa sem gastar um centavo sequer, basta sair na rua e falar com as pessoas, você vai se surpreender com a boa vontade de muitos em dar opiniões e falar com você.

Pesquisar toma tempo de projeto

Depende muito da complexidade da pesquisa. Já fiz baterias que duraram um dia até uma semana. O lema é: Pesquisa rasa é melhor que nenhuma pesquisa.

Pesquisa é um processo chato

A pesquisa pode ser uma simples conversa, basta quebrar a primeira barreira de abordagem que o resto flui muito bem. É normal o pessoal de UX / UI quererem partir para a solução logo de cara. Tive um professor que dizia ser instinto querer sair fazendo e esperar dar certo no final.

A pesquisa com usuários deve ser o ponto de partida de qualquer projeto de UX. Precisamos conhecer os gostos dos usuários, seus anseios, o porquê eles buscam essa ou aquela solução, o quanto isso muda na vida deles, em quais momentos a solução mais se faz necessária. Sem pesquisa com usuários = sem ux.

[Case] Como a pesquisa me ajudou a economizar horas de projeto

Trabalhando com a equipe após seis meses começamos a reformular o aplicativo que era utilizado pelos taxistas para atender as chamadas, gerenciar lançamentos e etc.

Durante a primeira bateria de entrevistas percebemos que TODOS os taxistas tinham o hábito de mapear as regiões onde mais tinham chamadas de acordo com o horário. Com isso eles economizavam tempo e combustível.

Para esse ponto tivemos a ideia de criar um heatmap que mostraria as zonas mais quentes da cidade, assim matávamos dois problemas com uma só solução: Os usuários seriam melhor atendidos e os taxistas teriam mais corridas.

Como muita gente conhece heatmap ou mapa de calor é isso, áreas com maior índice ficam vermelhas e as menores vão para o verde até desaparecer. Pela lógica: Vermelho = a muitas corridas. Verde médio, sem cor igual a nenhuma corrida. Ok.

Protótipos criados, é hora de mostrar para os taxistas, o primeiro comentário foi: “Vermelho para mim é que tem muito trânsito, verde são áreas boas”. E isso se repetiu com todos que falamos, ou não dizia nada para eles ou era algo ruim.

O mais relevante dessa história é que corrigimos a solução antes de digitar uma linha de código. Com o feed back dos usuários chegamos a uma solução muito melhor. Evitamos de frustrar a equipe de desenvolvimento com retrabalho, evitamos de jogar para o mercado algo totalmente contrário ao negócio.

UX Design é resolver problemas, encontrar respostas, entender as motivações que levam usuários a buscar seu produto e oferecer da forma mais fácil aquilo que eles precisam. Pesquisa com usuários serve muito bem para descartar hipóteses erradas, gerar insights e captar a motivação por trás da utilização.

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