Como impulsionar as vendas online?

Como impulsionar as vendas online?

As vendas online crescem mais a cada ano, pois os consumidores estão cada vez mais adeptos de comprar ou fechar negócios na internet. Então, se você quer aumentar os resultados do seu negócio a partir de estratégias online, está no caminho certo.

Mas aí vem a grande dúvida: por onde começar? Para te ajudar nisso, fizemos um passo a passo, assim ficará fácil entender o que você precisa fazer e o caminho que sua estratégia precisa trilhar, para melhorar as vendas online da sua empresa.

1. Aumentar o tráfego do seu site

Se você quer vender, o primeiro passo deve ser atrair mais tráfego para o seu site, afinal quanto mais pessoas visitarem sua página maior a chance de aumentar o número de clientes.

Isso porque, segundo dados de mercado, cerca de apenas 10% a 20% dos seus visitantes se convertem em leads. Então o primeiro passo é trabalhar o topo de funil e aumentar o seu tráfego.

As melhores ações para isso são SEO e marketing de conteúdo. Por isso, comece trabalhando a otimização do site da sua empresa, para que ele apareça nos resultados de busca do Google e crie um blog com conteúdo relevante para o seu público-alvo, que seja atualizado frequentemente.

2. Gerar mais leads

Depois de você aumentar o seu tráfego de visitantes, agora o próximo passo é converter leads e leads que sejam qualificados, ou seja, que tenham um real interesse nos serviços ou produtos que o seu negócio oferece.

Muitas pessoas podem acessar o seu site e o seu Blog, mas de nada adianta elas visualizarem o seu site e irem embora. Elas precisam deixar dados para se tornarem leads, virarem um contato e para que você e sua equipe possam criar uma relação com esses potenciais clientes.

Para isso você precisa ter landing pages, páginas de conversão, que ofereçam alguma oferta ou conteúdo, em troca das pessoas deixarem os seus dados (como nome, e-mail, telefone, etc).

Então é preciso que você conheça muito bem o seu público e produza materiais que atendam as necessidades e dúvidas deles, que despertem realmente um interesse. Assim os visitantes vão se interessar, irão converter e passar para a próxima etapa do funil de vendas.

3. Integração entre marketing e vendas online

Agora você já tem um fluxo de leads? Perfeito! Hora da sua equipe de marketing e sua equipe de vendas online trabalharem em conjunto.

Depois que os visitantes se tornarem leads, é preciso que a sua equipe de marketing, ou sua agência digital, criem um fluxo de nutrição, enviando outras informações e conteúdos para que esses leads esclareçam todas as dúvidas, tenham confiança na sua empresa e decidam comprar de você.

Quando os profissionais de marketing perceberem que um lead tem lido e interagido com os conteúdos e e-mails enviados, ou que está pronto para fechar um negócio, cabe a eles passar esse contato e todas as informações sobre ele para os profissionais de vendas.

É importante que a equipe de vendas verifique os dados dessa pessoa, os conteúdos que ela consumiu, etc. Assim ficará muito mais fácil interagir com ela e convencê-la a comprar.

4. Analisar os resultados e identificar as melhorias

Feito todos os passos, a última etapa é sempre analisar os resultados e todas as ações, para verificar onde houve erros e avaliar o que é possível melhorar. Porque nenhum processo deve ser o mesmo sempre, é importante observar para aprender e ir aprimorando as ações e estratégias cada vez mais. Assim suas vendas online sempre estarão crescendo.

Uma alternativa atual e bem interessante é o inbound marketing, uma estratégia que engloba todas as ações citadas, trabalhando todas as etapas do funil de vendas e colocando o consumidor no centro de todo planejamento. Não conhece? Então leia nosso outro artigo sobre o tema e se mantenha atualizado com as tendências de marketing digital.  

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