Força do mobile no comportamento do consumidor

Força do mobile no comportamento do consumidor

Que o mobile tem crescido e ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas não é surpresa para ninguém, afinal a última pesquisa do IBGE mostrou que o celular é hoje o principal meio de acesso à internet no Brasil.

Mas será que temos ideia do quanto o uso do mobile muda o comportamento de compra dos consumidores e de que forma isso pode impactar as empresas?

O atual comportamento de compra dos consumidores e a influência do mobile

O mobile não apenas influenciou, como mudou o comportamento do consumidor. Pense comigo: agora há uma infinidade de informações, opções e oportunidades de compra a apenas alguns toques na tela de um celular ou tablet. Consegue imaginar o que isso muda? Muda tudo!

O que ocorre é que o mobile facilitou a vida das pessoas em todos os sentidos e fez com que pudéssemos nos informar, fazer compras ou pesquisas em qualquer lugar, de maneira simples e rápida.

As consequências de ter todas essas informações e essa facilidade em mãos é que passamos a realizar muitas comprar a partir dos dispositivos móveis, afinal podemos fazer isso enquanto estamos no trânsito, no horário de almoço, etc.

Além disso, as pessoas ficaram muito mais exigentes na hora de fazer uma compra ou fechar um negócio, porque agora temos como analisar quais as melhores possibilidades, verificar depoimentos de clientes, etc.

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O resultado é que as pessoas tendem a utilizar o mobile para fechar essas compras de maneira rápida, sem tomar muito de seu tempo. Mas também estão muito mais informadas sobre o mercado e sobre o produto ou serviço que deseja adquirir, o que faz consequentemente que pensem muito mais antes de tomar uma decisão.

Quais mudanças às empresas devem fazer para se adaptar ao novo comportamento do consumidor?

Todo esse cenário pede algumas mudanças por parte das empresas. É necessário um esforço maior por parte dos empresários para “convencer” seu público-alvo, o que quer dizer que as empresas precisam ter uma forte presença online, com conteúdo informativo e de qualidade, que esclareça dúvidas e passe credibilidade. É por isso também que o marketing de conteúdo tem ganhado espaço nas organizações.

Também é preciso se preocupar com canais de atendimento, pois a internet abre espaço para críticas e algumas pessoas podem ser influenciadoras de outros grupos de consumidores. Então é fundamental responder a reclamações e comentários nas redes sociais, buscando criar um relacionamento tanto com os potenciais clientes como com os antigos clientes da marca.

Por fim, o mais importante: é preciso de um investimento em um site responsivo ou um site mobile, para oferecer uma ótima experiência de navegação e assim aproximar de seus potenciais clientes de fechar uma compra. Afinal, se essas pessoas estão pesquisando e comprando pelo mobile o seu negócio precisa oferecer todas as ferramentas para que isso se torne viável.

O mobile facilita a vida das pessoas e pode contribuir também pra facilitar a sua empresa de fechar mais clientes ou vender mais produtos, porém para isso você precisa que suas estratégias estejam adaptadas e prontas para atender essa nova demanda.

Se precisar de ajuda entre em contato com um de nossos consultores, vamos te ajudar com um planejamento de marketing que atenda ao comportamento de compra do seu público-alvo.

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