O que é inbound Marketing

O que é Inbound Marketing e por que investir

Provavelmente você já ouviu falar do inbound marketing, pois essa é a estratégia de marketing digital mais comentada do momento e usada por 84% das empresas norte-americanas (segundo pesquisa da Hubspot, a idealizadora do conceito).

Mas você sabe como funciona o inbound e porque ele tem ficado tão famoso? Porque ele traz uma nova visão, adaptada aos atuais comportamentos de compra, que se baseia em entender melhor o seu público-alvo (persona) e ganhar o seu interesse através de conteúdo relevante.

É focado no marketing de entrada, em atrair e conquistar leads qualificados, ou seja, fazer com que as pessoas que realmente tenham interesse nos serviços ou produtos encontrem a sua empresa. Além disso, o inbound é indicado tanto como marketing para as pequenas empresas, como para as médias e grandes organizações.

Quais os pilares do Inbound Marketing?

Os principais pilares do inbound marketing são o SEO e o marketing de conteúdo, pois a ideia básica é criar conteúdo de qualidade que responda as dúvidas do público-alvo da sua empresa.

Sabe por quê? Porque atualmente as pessoas estão cada vez mais pesquisando antes de comprar um produto ou serviço, então a informação passou a ser muito valiosa. Oferecendo a informação ou o conteúdo certo, no momento correto, é possível aproximar as pessoas da sua empresa.

Conteúdo gera credibilidade e cria um relacionamento de confiança entre os potenciais clientes e o seu negócio.

Então se você produzir um conteúdo que seja o que a sua persona deseja, você será encontrado pelas pessoas, atrairá mais tráfego, possivelmente converterá leads e, consequentemente, fechará mais negócios.

Como funciona a metodologia do Inbound?

A metodologia do inbound consiste em levar o lead por todas as etapas do funil de vendas e inclui basicamente quatro ações: atrair, converter, fechar e encantar.

Cada uma dessas ações deve ter conteúdo personalizado de acordo com o funil e há as ferramentas certas que sevem ser colocadas em prática . Na fase de atrair, o objetivo é trazer tráfego qualificado, pessoas que se interessem ou estejam procurando pelo que você tem a oferecer, através das mídias sociais, palavras-chave, blog, páginas otimizadas, etc.

Na etapa de converter, a ideia é conseguir as informações de contato desses visitantes, para transformá-los em leads. Isso é feito através de landing pages e formulários de cadastro.

Já a ação de fechar consiste em transformar esses leads em clientes e a ferramenta usada costuma ser a automação de marketing, ou seja, o envio de e-mails marketing personalizados com conteúdo de qualidade, para nutrir e convencer os leads.

Por fim, a última etapa que é encantar é o que podemos chamar de pós-venda, é continuar oferecendo conteúdo relevante, enviando e-mails marketing, ofertas, descontos, etc. Para que esses clientes continuem a lembrar da sua marca e possam se tornar promotores dela.

Resumindo, é possível dizer que o inbound marketing coloca a pessoa no centro de todo planejamento estratégico, ele trabalha com personalização e segmentação, e visa ser um marketing ‘útil’ para o público da sua empresa.

Pode-se dizer que é uma estratégia completa e focada em se relacionar com sua persona, para que as pessoas passem por todas as etapas do funil de vendas até se tornarem clientes satisfeitos. Interessante não é?

Para saber mais sobre o que é o inbound marketing e como ele traz resultados, continue acompanhando nosso blog, ou se preferir entre em contato com um de nossos consultores, teremos prazer em ajudar a sua empresa a ir cada vez mais longe.

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